quarta-feira, 21 de outubro de 2009

REFLEXÕES FILOSÓFICO-POLÍTICAS 2



A obstrução do amor é causada pelo medo. É o medo de ser obstruído pelos limites externos, do Mundo; é o medo de não poder realizar as potencialidades da vontade. Mas meu Pai sempre foi teimoso ao amar.
Há algum tempo ronda o mundo um espírito de justiça, um impulso impiedoso que teima à liberdade. Por algum tempo se vê essa vontade cristalizada num movimento ideológico-político genericamente intitulado de Esquerda. A consolidação de sua posição enquanto oposição antitética à chamada Direita liberal a conformou como mecanismo de função reformista, que se realiza como manutenção e para o desenvolvimento do sistema Moderno de coisas.
A liberdade moderna é liberal, libera, individualiza, especializa, mas também aliena. A esquerda tentou ir ao seu constrário, à socialização, mas sua socialização seguiu no sentido de ser apenas a causa para o desenvolvimento e a sofisticação das instituições que garantem as liberdades individualizantes – o Estado Moderno, o Capitalismo e a sociabilidade mercantilizada. A esquerda em sua crítica e busca por socialismo foi apropriada pelo próprio sistema, possibilitando a reforma constante das intituições que dão sustentabilidade ao atual estado de coisas. Além disso, por sua condição de disputa por poder, as tentativas reais ao socialismo não culminaram em mais que Capitalismo de Estado e Estado de opressão.
Mas agora há um elemento que ganha cada vez mais destaque no pensamento humano: a Grande Mão, Mãe Terra, Pachamama, começa a dar sinais de perigrosas alterações. E os Homens, que garantem sua liberdade individual sustentando seu poder na lógica de consumo da Mão Terra, devem sentir e sentirão medo. Mas o medo também é bom, é catabolizador de transformações.
Assim, vejo duas coisas importantes ganharem força: a primeira, a valorização do meio ambiente, que, numa concepção ampla, tira os olhos do Homem de seu próprio umbigo, sensibilizando-lo; a segunda, a necessidade de adequação do pensamento e da realidade numa lógica de rede autonomica, o que significa a saída de um pensamento vertical de oposiçao e a entrada em um pensamento horizontal e diversificado.
No tocante a esta última questão, um exemplo que me aponta em essa direção é o até agora chamado Estado Plurinacional. Apesar de ainda ser pautado por lógicas de progresso capitalista, segue no sentido da descentralização e desconcentralização do poder; é força das sociedades campesinas-originárias da America Latina exigindo a participação direta no executivo, legilativo e judiciário, buscando-lo a partir de suas autonomias subjetivas. Estas idéias, de certa forma já expostas pelo pensamento político de Bakunin, têm como expressão hoje as reformas constitucionais de alguns países latino-americanos e africanos; têm sua força cristalizada nos movimentos americo-indígenas e tribais que ainda não tiveram seus corações alienados da realidade concreta.
Ainda não sei qual vai ser o seu poder de criação frente as necessidades de adaptação aos problemas gerados pelo capitalismo, suas instituições e suas relações de poder. Mas sei que por hora é o único caminho que me leva a ter fé, a ter vontade de lutar até as últimas conseqüências. É o que pra mim parece mais sensato e viável hoje, mas que deve ganhas força ao ponto de poder transformar as bases economicas da sociedade; caso contrário corre o risco de ser mais um projeto falido e reformista em direção ao socialismo.

3 comentários:

  1. Cara,
    pelo jeito tá
    valendo muito a pena essa viagem.
    Escritos que batem na alma

    Mais então,
    por estás agora, penso
    em ir pra Venezuela em
    janeiro e seguir pra Cuba,
    vamo nessa?
    To indo só.
    me passa seu e-mail.

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Não perca a fé meu velho amigo. Sua busca mto significa àqueles que te acompanham à distância, pois que você nunca está só. Acima de tudo.. continue seguindo, escrevendo e pensando. Abraço

    ResponderExcluir
  3. GRANDE LANZAAAAA!!!

    Em poucos dias começo minha jornada tbmmm...
    To feliz pra caramba com tudo isso q vc vive nessa sua aventura! Com certeza é de mto valor pra sua formação pessoal. Mas vim aqui desejar uma ótima passagem de ano! 2010 será insanamente maravilhoso pra todos nós, "piratas dos bons pensamentos e princípios do bem"! Grande abs meu irmão!

    ResponderExcluir